segunda-feira, 7 de junho de 2010

ASTROLOGIA


A Astrologia é o estudo científico e empírico da influência dos astros sobre a Terra. Desde a Antiguidade, os sábios, sacerdotes e magos vêm estudando e usando a Astrologia para os mais diversos fins, desde a escolha de qual a melhor época para plantio até a previsão de acontecimentos. Sabemos que, no Universo, tudo é perfeito e cíclico e não existe casualidade. Os planetas, o Sol e a Lua são corpos celestes gigantescos com órbitas permanentes e exercem influências energéticas ou sincrônicas ao longo de nossa vida.
Os efeitos das fases lunares são mais evidentes na maré, na pesca, colheitas e no comportamento humano, por exemplo.
Cada vez mais o ser humano questiona-se: "por que estou aqui?", "para onde vou?" e busca incessantemente seu auto-conhecimento para entender melhor suas emoções, sua forma de se relacionar com os outros, o por quê de suas dificuldades e conflitos. Aí entra o trabalho do astrólogo que orienta seu cliente através da interpretação de seu Mapa Astrológico e previne-o de tendências de acontecimentos futuros pelas Previsões Astrológicas (Revolução Solar, Progressões e Trânsitos).
A Astrologia pode ser usada para diagnosticar de forma precisa as aflições que atormentam a mente humana que podem ser tratadas através dos Florais de Bach. É poderosa ferramenta para direcionar a energia cósmica para fins magickos, além de eleger os períodos propícios para qualquer tipo de ritual.

O que é Mapa Astrológico?
O Mapa Astrológico de uma pessoa é a posição dos planetas no Cosmo (Sol e Lua são também considerados planetas na Astrologia) em relação a ela no momento de seu nascimento. Estes planetas em conjunto com o Ascendente e o Meio do Céu fazem ângulos entre si (90º, 120º, 180º etc) e distribuem-se dentro de nossas casas zodiacais definindo nossa personalidade, nossos talentos, traços físicos, desafios, sorte e missões.

O que é Ascendente?
No momento da nossa primeira respiração ao nascermos, se alguém estiver olhando para a linha do horizonte, sentido leste, estará em frente à eclítica, um "anel" ou cinturão colossal de estrelas ao redor da Terra que constituem cada uma das 12 constelações zodiacais.
Uma destas constelações estava "ascendendo" na linha do horizonte no momento do nosso nascimento. Este signo é o Ascendente e determina a sua persona ou ego, sua forma ou "máscara" para se apresentar ao mundo; além de revelar alguns traços físicos.

O que é Meio do Céu?
O Meio do Céu é o topo do nosso Mapa. É onde queremos chegar nesta vida. Nosso futuro. O signo onde ele está localizado possui as qualidades que precisamos desenvolver para atingir nossas metas. Por exemplo, Se num determinado Mapa Natal o MC encontra-se em Áries, o indivíduo precisa desenvolver a iniciativa, a garra para realizar um empreendimento profissional. "Mas eu não sou ariano!" poderá dizer a pessoa. Na realidade, ninguém é só leonino, ou virginiano. Temos os 12 signos inseridos no nosso Mapa Natal influenciando as mais diversas áreas de nossa vida. Quando dizemos, por exemplo, "Sou escorpiano.", isto significa que o nosso Sol está localizado neste signo, estamos nos referindo ao nosso "Eu Superior"; nossa essência. O MC pode estar localizado em outro signo, assim como o Ascendente, Mercúrio, Vênus etc.

Inferno astral existe?
Quando estamos passando por dificuldades em nossa vida, quer seja de origem financeira, afetiva, familiar ou profissional, costumamos arriscar: "Acho que estou no meu Inferno Astral ..." De fato, podemos identificar esta fase analisando o movimento cíclico do Sol pelo nosso Mapa Astral. Trocando em miúdos: ao longo do ano, o sol transita durante 30 dias, aproximadamente, por cada signo e, podemos dizer o mesmo para cada uma das nossas 12 casas zodiacais. Porém, quando o sol ilumina a 12ª casa, parte do nosso inconsciente vem a tona, temos que encarar nossos segredos e débitos. É o momento em que nos sentimos isolados, que nada vai dar certo e é melhor deixar o mês passar. Como depois de toda a tempestade, vem a bonança, o ciclo do sol estará indo em direção ao Ascendente após completar a 12ª casa. Nesta época, literalmente o sol está brilhando para nós novamente. É uma fase de destaque e estaremos em evidência para quem estiver ao nosso redor. A palavra "inferno" tem uma conotação pesada e fatalista, mas acabou popularizando-se. Na minha opinião, é mal empregada e assusta quem não tiver conhecimento. Prevenida do período em que o sol estará transitando a última casa de seu Mapa, a pessoa entende que o melhor a fazer é aproveitar o momento para refletir, entender melhor o seu "lado oculto" e voltar-se ao plano espiritual da vida. Estas atitudes são muito mais gratificantes do que assumir uma postura derrotista ou entrar em estado depressivo.

O que são Previsões Astrológicas?
Conforme vocês perceberam o Mapa Astrológico ou Natal é fixo. É o momento do nosso nascimento, e isto ninguém pode mudar. Entretanto, o Cosmo é dinâmico e os planetas continuam a girar e a fazer entre si inúmeros ângulos, ou aspectos como são chamados na Astrologia. Estes aspectos também são feitos entre os planetas em movimento constante e os que estão fixos do nosso Mapa Natal demarcando diversas fases e ciclos de evolução de nossas vidas, criando desafios e oportunidades. O movimento dos planetas em relação ao nosso mapa chama-se Trânsito Planetário.
Alguns trânsitos são quase imperceptíveis, como é o caso do trânsito da Lua, por exemplo, cuja permanência em cada signo é de apenas 2 dias e algumas horas. Talvez sentimos uma leve indisposição ou alteração de humor quando a Lua está transitando em oposição ao nosso Sol ou Lua natais.
Já o extremo oposto, que é Plutão, cuja revolução (volta completa ao redor do Sol) dura 250 anos e sua permanência por signo é de aproximadamente 20 anos, traz a transformação profunda nas áreas de nossa vida atingidas pela sua passagem. Seus efeitos poderosos podem ser percebidos durante até quatro anos se estiver fazendo aspecto com algum planeta do Mapa Natal. Findo este processo, olhamos para trás e vemos que não somos mais os mesmos.
Outra técnica para previsão bastante sutil é o método das Progressões Secundárias, que não é o caso de nos estendermos em explicá-las aqui por sua relativa complexidade. Não são tão populares quanto os Trânsitos ou a Revolução Solar, porém mais precisas e eficazes, na minha opinião.
A Revolução Solar, nada mais é do que um Mapa Astral feito a partir do nosso aniversário, ou seja, levando em conta o retorno do Sol ao grau exato da eclítica no dia do nosso nascimento, além da cidade onde estaremos locados no dia do aniversário, que nem sempre é a nossa cidade natal.
A cada aniversário, portanto, temos um novo Mapa da Revolução, mas isto não altera o Mapa Natal que são nossas características básicas, talentos e promessas. Ele define o tema , o assunto que vai estar mais em evidência na nossa vida e para onde vamos direcionar nossas energias durante este ano astrológico.
Não trabalho com previsões fatalistas e radicais. Acredito que existam tendências durante nosso caminho aqui na Terra e cabe a nós aproveitar as oportunidades e facilidades colocadas a nossa disposição; entender e enfrentar os desafios e dificuldades da melhor forma possível e não virar as costas e ignorar a situação. A Natureza é cíclica e, mais cedo ou mais tarde nos depararemos com nossas responsabilidades e carmas. Aí entramos no terreno, às vezes "pantanoso" chamado de livre arbítrio.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...