De acordo com informações do hospital, o espanhol submetido à cirurgia tinha o rosto deformado desde os 5 anos, depois de sofrer um acidente, e não podia respirar e falar normalmente.
A operação mobilizou 30 pessoas durante 22 horas e o paciente teve transplantada toda a pele e músculos do rosto, nariz, lábios, maxilar superior, todos os dentes, os ossos da maçã do rosto e da mandíbula, segundo o hospital.
Barret afirmou que ele ficou com uma cicatriz visível, que se assemelha a uma ruga que atravessa o pescoço. "Se você olhar na cara dele, você vê uma pessoa normal, como qualquer outra pessoa que temos como um paciente no hospital."
O jovem pediu para se olhar no espelho uma semana depois do procedimento, o que fez reagindo com tranquilidade, segundo o médico.
Segundo o hospital, ele ainda não pode falar, comer ou sorrir, mas pode enxergar e engolir saliva. Nas próximas semanas, o paciente poderá comer e deve permanecer internado por cerca de dois meses.
O vídeo a seguir mostra o primeiro transplante completo de rosto, realizado em março. As imagens foram divulgadas pelo hospital Vall d'Hebron de Barcelona, na Espanha.
O paciente, que tinha o rosto deformado desde os 5 anos devido a um acidente, teve transplantada toda a pele e músculos do rosto, nariz, lábios, maxilar superior, todos os dentes, os ossos da maçã do rosto e da mandíbula.