sexta-feira, 30 de abril de 2010

Os meses, segundo a mitologia.






JANEIRO


Janeiro (do latim: januarius) é o primeiro mês do ano, com 31 dias, de acordo com o calendário romano e com a cronologia moderna. Mês consagrado a Janus, rei do Lácio e filho de Apoio do qual seu nome deriva. Janus possuia o dom de conhecer o passado e o futuro, sendo, por isso, o mês com o qual se inicia o ano, desde o ano 45 antes de Cristo, segundo o calendário gregoriano. É a época, pode-se dizer, em que se encontram "o que foi e o que será". Calendas de Janeiro se chamavam as saturnais, verdadeiras orgias que se realizavam no fim de dezembro e começo de janeiro, em honra ao deus Saturno.

FEVEREIRO

Fevereiro (do latim: februarius) é o segundo mês do ano, de acordo com o calendário gregoriano, apresentando 28 dias e, nos anos bissextos, 29. Etimologicamente, fevereiro significa mês da purificação, pois, na antiga Roma era destinado às festas de purificação e penitência. Personificado por Fébruo, este Mês ficava sob a proteção de Netuno. Celebravam-se nele as lupercais (festas em honra ao deus Pã, protetor das campinas e dos bosques), as fébruas (celebrações em honra dos mortos), as terminálias (festas em proteção às propriedades) e outras. .

MARÇO

Março (do latim: martius) é o terceiro mês do ano, porém, ao primitivo calendário romano era o primeiro. Consagrado a Mercúrio, seu nome, no entanto, deriva de Marte (deus da guerra),* pai de Rômulo e Remo, segundo a mitologia romana. Os romanos personificavam-no por um homem coberto com pele de lobo, alusão provável à loba que amamentou Rômulo e Remo. Este mês constitui o início da primavera astronômica (Hemisfério norte; outono para o hemisfério sul).

ABRIL

Abril (do latim: aprilis), quarto mês do ano, consagrado pelos romanos, a Vênus, e que representavam sob a figura de um homem dançando ao som de um instrumento. Era o segundo mês do ano de Rômulo, que começava por março. Tinha 30 dias, sendo, depois, reduzido por Numa para 29; porém, mais tarde, César lhe restituiu os 30 dias de antes. Segundo Suídas, os gregos o tinham colocado sob a proteção de Apoio.

MAIO

Maio (do latim: maius), quinto mês do ano, com 31 dias, relativo ao calendário gregoriano. O mês de maio refere-se ao mês das flores (primavera). No antigo calendário, maio era o terceiro mês do ano. Deriva o seu nome de Maia, filha de Atlas, mãe de Mercúrio. Os romanos o consagravam a Apoio, a quem festejavam, durante este mês, em grandes festas públicas.

JUNHO

Junho (do latim: junius), sexto mês do ano, com 30 dias, era o quarto do antigo calendário romano, antes de Numa Pompílio ter introduzido janeiro e fevereiro. Seu nome vem de Juno, a quem era consagrado. Era neste mês que, de cinco em cinco anos, os gregos celebravam os jogos olímpicos.

JULHO

Julho (do latim: Julius), sétimo mês do calendário gregoriano, e composto de 31 dias. No antigo calendário romano tinha o nome de quintilis, por ser o quinto mês do ano, antes da reforma de Numa Pompílio, que introduziu mais dois meses. Júlio César, cuja reforma estabeleceu que o ano tivesse 365 dias, resolveu dar a este mês, que já era consagrado a Júpiter (deus da grandeza e do poder), o seu próprio nome: Julius.

AGOSTO

Agosto (do latim: augustus), oitavo mês do ano, com 31 dias, também como julho, não ocupou sempre o mesmo lugar nos calendários; entre os romanos, chamava-se sextilis, porquanto representava o sexto mês do ano. Mais tarde, no ano 750 de Roma, em honra ao imperador Augusto, o Senado mudou-lhe o nome para augustus. Foi neste mês que Augusto assumiu, pela primeira vez/ a dignidade consular, sendo também, neste mês, que ele subjugou o Egito, pondo fim à guerra civil.

SETEMBRO

Setembro (do latim: september), nome do nono mês do calendário atual e sétimo do antigo (quando o ano começava pelomês de março), com 30 dias. O próprio nome, setembro, lembra sua origem: sétimo. Representa o primeiro mês do ano civil dos hebreus.

OUTUBRO

Outubro (do latim: october), décimo mês do ano, segundo o calendário gregoriano, com 31 dias. Antes da reforma do calendário, por Numa Pompílio, era o oitavo mês do antigo calendário romano, circunstância essa que lhe determinou o nome: oitavo.

NOVEMBRO

Novembro (do latim: november), décimo primeiro mês do novo calendário, com 30 dias e nono, segundo o antigo calendário romano (daí o seu nome: nono). Passou para o li9 depois da adição dos meses de janeiro e fevereiro, conservando, no entanto, seu nome. Corresponde ao mês ateniense de Memacterion, em que se celebravam as festas a Júpiter, protetor da agricultura. Na antigüidade, era representado pela efígie de um sacerdote de Isis, com túnica de linho e tendo a cabeça calva apoiada num altar, sobre o qual havia uma cabeça de cabrito, animal que se sacrificava àquela deusa, no mês de novembro. (Isis era a divindade egípcia, irmã de Osiris e mãe de Horus, deusa da mulher, da medicina, do casamento e da cultura.

DEZEMBRO

Dezembro (do latim: decêmber), é o duodécimo mês do calendário gregoriano, assim chamado por ser o décimo no antigo calendário romano. Tendo 31 dias, no calendário albano contava 35, no de Numa, 25, no de Júlio César, 30 e, no de Augusto, 31 dias. Era neste mês que se celebravam as chamadas Saturnais, festas em honra do deus Saturno. Realizavam-se, tanto em Roma como nas cidades do interior, tendo a duração de até sete dias, no tempo de Calígula, começando em dezembro e terminando em janeiro.


creditos: http://www.samamultimidia.com.br/artigo-detalhes.aspx?id=464
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...